quinta-feira, 14 de abril de 2016

Nióbio para a China e para o mundo todo, o governo brasileiro está vendendo em segredo sem aprovação do modelo econômico que beneficie o Brasil

meio kg de Nióbio em uma tonelada de aço, o torna mais resistente e menos oxidável, reduzindo o peso e melhorando a durabilidade das estruturas, veículos, máquinas, navios, etc, etc...o Brasil detém 98% da produção mundial do Nióbio.

  • Os militares souberam esconder as reservas de Roraima, Rondônia, Goias, e esperar o momento oportuno para aliados a CBMM de Araxá dos Moreira Salles & Rockfeller, colocar o Nióbio brasileiro à disposição do mundo, sem um modelo econômico que favoreça o Brasil. FAVORECENDO, QUEM,...?

Adendo 8/10/21: Durante o evento foram assinados acordo de colaboração que vão permitir ao CNPEM/MCTI o desenvolvimento em áreas estratégicas para a pesquisa e para o Brasil. O primeiro acordo de colaboração técnica foi assinado com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que é líder mundial na produção e fornecimento de produtos do NIÓBIO. O acordo vai permitir acelerar o desenvolvimento de tecnologias em supercondutividade. 


O NIÓBIO Compartilhe, Divulgue,


No final dos anos 60 as jazidas DE Nióbio foram descobertas e mapeadas. Entre os anos 70 e 80 (até o final do regime militar) o Brasil investiu em pesquisas de exploração, caracterização e aplicação desse metal....formou engenheiros especializados que normatizaram o nióbio em normas ABNT e toda tecnologia para a exploração e comercialização dessa commodity ficou pronta no início dos anos 80, faltando apenas o modelo econômico de exploração dessas jazidas... 
Antes do final do regime militar todo o programa foi suspenso, a tecnologia arquivada, devido a decisão estratégica de mercado de esperar que as jazidas chinesas (país líder nesse tipo de commodity e que dita o preço mundial) de tungstênio entrassem em exaurimento, para que as chances do Brasil se tornar líder mundial dessa commodity se tornasse uma realidade “..., ... ...”o momento de exaurimento das reservas chinesas é agora, e o Governo brasileiro tem a tecnologia de exploração. 
Acontece que o governo atual está vendendo em segredo o nióbio brasileiro para a China e outros países, sem aprovação do modelo econômico que nos beneficie...a liderança mundial da exploração dessa commodity deverá continuar com esse atual governo, com o que virá, com a China, e demais interessados... 
Tanto no governo anterior ao de Dilma, como num suposto governo Temer e nos demais que surgir... é importante que o Brasil conheça nossas reservas e nossas riquezas, para exigir que o Governo brasileiro defenda o que é nosso.
  • LEIAM A RESPOSTA DO LOBÃO SOBRE O NIÓBIO VENDIDO SECRETAMENTE:
  • Tenho a acrescentar que, na gestão do Doutor Fernando Fragoso como Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, uma INDICAÇÃO sobre a urgência de se criar a Reserva Nacional do Nióbio – haja vista que o minério é estratégico, é raro, é material de liga indispensável às indústrias e é esgotável – foi aprovada pelo Plenário do IAB.
  • Após haver tramitado pelas Comissões do IAB, foi encaminhado à Presidência da República que o re-encaminhou ao Ministério das Minas e Energia (Lobão!) que respondeu ao Presidente do IAB, dizendo, em síntese, que havia muito nióbio no mundo, não havia motivo para reservá-lo. (Documentos à disposição). G. C.

 “Coloquem os óculos, senhoras e senhores: enxerguem!”, Tacutu quais seriam as razões por trás da construção deste corredor roubando 62% do território brasileiro?...  http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2018/05/coloquem-os-oculos-senhoras-e-senhores.html


Por Marco Antônio Bjorn
créditos: Profa. Guilhermina Coimbra

4 comentários:

Décio disse...

Para entender o mercado do nióbio recomendo a leitura do excelente artigo "Nióbio: Caracterização e Análise do Padrão de Concorrência do Mercado através do Modelo CED adaptado (CEDa)"
Disponível o endereço abaixo:
https://www.researchgate.net/publication/320738990_Niobio_Caracterizacao_e_Analise_do_Padrao_de_Concorrencia_do_Mercado_atraves_do_Modelo_CED_adaptado_CEDa_Niobium_Characterization_and_Analysis_of_the_Concurrency_Pattern_through_the_CSPa_Model_CEDa

Marilda Oliveira disse...

Décio, seu link diz: Através dos resultados obtidos da produção e do mercado nos últimos anos, foi possível estabelecer elos de causa e efeito dos fatores considerados no modelo adotado para esse mercado. Em síntese, as conclusões mostraram que as empresas dominantes conseguiram estabelecer uma relação entre,.... desculpe, MAS, não existe política, muito menos relação de parcerias ao estudo entre os exploradores do minério nióbio dentro do Brasil. O Nióbio brasileiro sofre o descaminho desde 1953 por acordos entre o chanceler do brasil Moreira Sales e Rockfeller. Os politicos mineiros, seguraram o segredo por longo, longo, tempo.

Marilda Oliveira disse...

Décio, espero que em São Gabriel da Cachoeira nos Seis Lagos AM, as reservas de Nióbio não estão sofrendo o mesmo descaminho que as de Minas Gerais, Rondonia, e Goias. Infelizmente, somente os militares poderá nos informar coisa que não fazem.

Marilda Oliveira disse...

engano meu ter sido enganada pelos militares durante todo o tempo: O NIÒBIO de S.G. da Cachoeiras Seis Lagos, Roraima, está sim, nesses acordos com a CBMM no Sírius em Campinas com Bolsonaro presente onde os militares que mantém base militar na região, estão facilitando os acordos para que continue o descaminho do NIÓBIO. Não existe modelo econômico para que eles negociam oo NiÓbio do Brasil.