terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A mineração e os riscos a saúde da população



Cabe ao Governo Federal implantar metas e gestão, aos governantes supervisionar, e as prefeituras cobrar o cumprimento das Leis punindo os infratores.
No Brasil não existe Leis, No Brasil os minérios são contrabandeados, expropriados,
No Brasil o descaminho é realizado as vistas das autoridades beneficiando os centralizadores internacionais.


Como a mineração afeta o meio ambientemineração, se não for planejada de modo sustentável, pode se revelar uma atividade econômica altamente destrutiva para o meio ambiente, degradando a vegetação e o solo com desmatamentos e queimadas. Na verdade a mineração, atividade com o objetivo de extrair metais e minerais do solo em suas áreas mais profundas, é uma das principais causas do desmatamento em muitas regiões ricas em termos de minérios. Já que a mineração afeta o meio ambiente é drasticamente afetado, naturalmente, as pessoas serão atingidas negativamente.
Os poços escavados durante as operações de dragagem na mineração em terras ricas permanecem como poças de água estagnada, que servem como terreno fértil para os mosquitos e outros insetos que vivem água. Pessoas que residem próximo a áreas como essas têm grande possibilidade de contrair doenças, entre elas a malária e a dengue. A lama, o cascalho e as rochas deslocadas durante a dragagem do rio enquanto acontece o processo de mineraçãointerrompem o fluxo natural do rio. Como resultado, os peixes e outros organismos aquáticos vivos morrem, prejudicando também as atividades de pesca na região. Cabe lembrar que muitas comunidades ribeirinhas, que vivem às margens de rios em regiões de mineração, sobrevivem à base de pesca e da agricultura familiar. O acúmulo de areia e cascalho de mineração, por vezes, abre caminho para a contaminação da água subterrânea.
MineraçãoOs produtos químicos utilizados durante o processo demineração provocam a poluição ao meio ambiente, provocam doenças nos animais e afetam as comunidades locais. Elementos como o mercúrio, o cianeto (ou cianureto) ou o metil-mercúrio, usado para amalgamar os metais e minerais extraídos por mineração, são despejados nos rios, riachos, baías e oceanos, contaminando, dessa forma, os organismos aquáticos presentes nesses ambientes. As pessoas que consomem tais organismos aquáticos contaminados, como peixes, ficam mais propensas a riscos à saúde. A água contaminada não pode ser usada para tomar banho, beber, cozinhar ou lavar roupas, o que dá origem a problemas de escassez de água para quem vive nas proximidades.
Os resíduos tóxicos e rejeitos oriundos de minas abandonadas também são mais uma fonte de poluição ao solo e à água. As pessoas que estão expostas aos resíduos tóxicos dos rejeitos ficam sujeitas a sofrer de problemas de saúde, como erupções na pele, dores de cabeça, vômitos, diarréia, etc. A atividade de mineração envolve a dispersão acidental de metais pesados, como chumbo, na atmosfera. Isso pode ter efeitos graves para a saúde humana, inclusive de retardo mental nas crianças. O amianto disperso no ambiente durante a mineração se configura como uma ameaça à vida dos residentes locais e aos trabalhadores.

Nenhum comentário: