domingo, 2 de maio de 2010

Extração de Nióbio em Araxá deixa rios contaminados


Produtores rurais de Araxá denunciam  poluição em rios na região são freqüentes

Produtores rurais de Araxá denunciam poluição nas águas do Capivara, rio que abastece as propriedades da região. A Polícia de Meio Ambiente esteve no local e investiga se alguma empresa teria despejado no rio rejeitos químicos sem tratamento. 

O desafio da polícia é descobrir a origem do problema. Todos os afluentes do rio Capivara na região são checados e fotografados. Os policiais também visitam áreas de mineração e lavadores de batata. Dois dias depois das primeiras denuncias a água continua bastante amarelada. A situação fica ainda mais evidente no encontro do rio com o Ribeirão do Marmelo.

Amostras de água já foram enviadas para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O laudo que vai apontar que tipo de substancia foi jogada no rio ainda não ficou pronto. O Capivara abastece quase todas as fazendas da região e deságua na represa de Nova Ponte.

Os casos de poluição na região são frequentes, segundo os produtores. Em novembro do ano passado o MGTV mostrou a mortandade de peixes no leito do rio. Na época a suspeita era de contaminação por algum produto químico. Por isso, quem pesca na região e utiliza a água em casa ou para o consumo dos animais está sempre em alerta. 

E a origem da poluição já foi constatada. De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, os rejeitos são da barragem de uma empresa de extração de fosfato. A polícia informou que a mineradora se comprometeu a tomar providências para conter o problema. Por telefone, a Funasa informou que enviará técnicos à cidade na semana que vem para avaliar a extensão do problema e tomar as medidas necessárias. 
http://megaminas.globo.com/2010/04/30/produtores-rurais-de-araxa-denunciam-poluicao-em-rio-que-abastece-a-regiao

Nenhum comentário: