terça-feira, 31 de julho de 2012

Extração do Nióbio pela Anglo American em Barro Alto GO

O ABSURDO É QUE ESTÃO UTILIZANDO BILHÕES DE VERBAS DO BNDES PARA A EXTRAÇÃO DO VALIOSO MINÉRIO NIÓBIO  QUE SÓ TEM NO BRASIL. O QUE DEVERIA ESTAR ACONTECENDO  É O INVERSO.  OS EXTRATORES PAGAREM PARA O BRASIL E NÃO O BRASIL DOAR O MINÉRIO E AINDA PAGAR A ELES PARA EXTRAIR. É O IMPATRIOTISMO E NÃO NACIONALISMO DOS DIRIGENTES BRASILEIROS QUE NÃO DESTINA OS BENS DO BRASIL PARA O BRASIL PROGREDIR COMO NAÇÃO SOBERANA, E COMO OS LOBISTAS INTERAGEM NOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, ACONTECE O DESCAMINHO SEM PUNIÇÃO. E QUEM PERDE É O BRASIL. 

A Anglo American plc é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e capital aberto em Londres e Joanesburgo. Nosso portfólio abrange empresas de mineração de metais preciosos e minerais – é líder global em platina e diamantes; metais básicos – cobre e níquel; e outras commodities, como minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico. As operações de mineração da empresa e sua carteira de projetos estão localizadas na África do Sul, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

No Brasil, com início das atividades em 1973, a Anglo American possui operações de Níquel, Minério de Ferro, Nióbio (Mineração Catalão) e Fosfato (Copebrás).

A Mineração Catalão começou sua produção em 1976 e está localizada nos municípios de Ouvidor e Catalão (GO). Com lucro operacional de 67 milhões de dólares e vendas de 4.100 toneladas em 2010, a Mineração Catalão é uma das três maiores produtoras de nióbio no mundo, exportando o seu produto para as principais siderúrgicas na Europa, América do Norte e Ásia.

Fundada em 1955, a Copebrás é uma das maiores fabricantes de produtos fosfatados do Brasil, produzindo fertilizantes para a agricultura, fosfato bicálcico – DCP (usado em alimentação animal) e outros produtos fosfatados para fins industriais. Com lucro operacional de 81 milhões de dólares e produção de cerca de 1 milhão de toneladas em 2010, a Copebrás possui unidades em Catalão e Ouvidor (GO) e em Cubatão (SP).

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século. http://www.lvba.com.br/web2/imprensa/?angloamerican

Ruben Marcos Fernandes, ex-diretor de mineração da Votorantim Metais (VM), é o novo presidente-executivo das unidades de fosfato e nióbio da mineradora Anglo American.


Segundo confirmou a companhia afirmou ao Valor, o executivo assumiu o cargo em 23/07/12.


A área de fosfato da Anglo American é representada pela Copebrás, que tem uma unidade de processamento em Cubatão (SP) e uma em Catalão (GO), além da mina e uma unidade de beneficiamento em Ouvidor (GO).


A área de nióbio, por sua vez, é tocada pela Mineração Catalão, que também tem a mina em Ouvidor (GO) e uma planta de beneficiamento em Catalão (GO)
.http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/07/24/ex-votorantim-assume-unidades-de-fosfato-e-niobio-da-anglo-american.jhtm
PARCERIA COM A ANGLO AMERICAN GARANTE CONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM SANTA RITA DO NOVO DESTINO
Após deixarem buracos e contaminação no solo e hídrico afetando a população com Câncer, eles prometem realizar  melhorias na comunidade, como esmolas oferecidas aos incautos:
Liomar Vidal, coordenador de Relações com a Comunidade de Barro Alto, lembra  que a Anglo American mantém uma política de investimento social nas regiões onde atua, visando, com isso, colaborar para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Prefeito da cidade de Santa Rita do Novo Destino, José Eustáquio
 ao lado do governador Marconi Perillo

2 comentários:

Anônimo disse...

E quem é responsavel por fiscalizar a quantidade de nióbio, retirada do pais, que estoria é esta, de contranabo, de nióbio, por que nao é benficiado aqui mesmo, gerando empregos no Brasil, nao mais la fora, quem esta cuidando, de nossas riquesas, as riquesas sao nossas, nós é temos de nos beneficiar disto agora, chega de trapassa no Brasil.

Marilda Oliveira disse...

Prezado anônimo,
O governo tem sido omisso e conivente com o contrabando e expropriação do NIÓBIO.
Existem infiltrados recebendo pequenas fortunas para boicotarem qualquer movimento popular contra esta criminosa expropriação do NIÓBIO.
A mídia é conivente e nada divulga leia artigo recente que publiquei sobre a Rede Globo de Minas Gerais.
O povo deve se unir para lutar por dignidade de vida social mas, ao contrário, por qualquer trocado, cervejas, churrascos... elegem corruptos candidatos eleitorais contribuindo assim para a continuidade do caos em nosso país.
Agradeço seu comentário.