segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Nióbio Ph.D. na Universidade de Cambridge visa criar novas ligas e processos com o uso mínimo de recursos.

009007
Forno de feixe de elétrons para o refinamento  Feixe de elétrons refinado lingote de nióbio
de  nióbio metálico, produzindo 210 toneladas 
por ano

Harry Bhadeshia é o Professor Tata Steel de Metalurgia Física da Universidade de Cambridge e professor de Metalurgia Computacional em POSTECH. Graduou-se com uma licenciatura da Cidade de Londres Politécnica, seguido por um Ph.D. na Universidade de Cambridge. Sua pesquisa está preocupado com a teoria das transformações de estado sólido em metais, especialmente aços multicomponentes, com o objetivo de criar novas ligas e processos com o uso mínimo de recursos. Ele é o autor ou co-autor de mais de 500 trabalhos de pesquisa e seis livros sobre o assunto. Ele é membro da Royal Society, membro da Academia Real de Engenharia, da Academia Nacional de Engenharia (Índia) e Sociedade Americana de Solda.

Niobium in stainless steels




Fotografias cortesia do Dr. Thomas Sourmail

A principal produção de nióbio e uma liga ou de ferro e nióbio (ferronióbio) é a CBMM, Araxá, Brasil, onde há reservas suficientes para durar mais de 500 anos a taxas de consumo mundial atual.

O minério é extraído pyroclore simplesmente cavando para fora de minas a céu aberto -, nesta fase, contém cerca de 3% de Nb₂O ₅. Este é, em seguida, enriquecido com o processo de flutuação. O minérios enriquecido é depois feito reagir com o aumínio para o getter  oxigênio  e ferronióbio. Refino por feixe de elétros é usado para produzir niobium puro. A maior parte do nióbio produzido se encontra em forma de ferronióbio, que vai para a produção de grandes quantidades de aços microligados

DSC_0589DSC_0598


Nióbio carbonitretos

Estrutura cristalina de Nióbio Carbide

Carboneto de nióbio tem uma rede cúbica-F com um motivo de Nb em 0,0,0, e carbono em 0,0,0.5. O carboneto não é estritamente estequiométrica, mas está representado aqui, como tal, com um parâmetro de rede de 4,4691 nm.
NbC_1
Crystal structure of NbC in perspective.
NbC_110
Projection of the crystal structure
of NbC along a 110 direction.
NbC_111
Projection of the crystal structure
of NbC along a 111 type direction.
NbC_cube
Projection of the crystal structure
of NbC along a cube edge.


Fonte:

Publications

Nenhum comentário: